janeiro 23, 2009

Intro_Itinerarium_?

"Essa mulher sentada jamais pode conhecer
quem envelhece ao fim do corredor dos dias
e acaba de passar"
Ruy Belo
Ainda sinto a tua voz a tocar-me gentilmente, visito-te com regularidade quando estou sozinho no meio da multidão. E é bom esta conversa que me aquece os sentidos e me faz aguentar os rituais. São estas pequenas coisas que fazem com que cada um dos dias seja o primeiro, que as amarras do tédio não me levem. "Próxima paragem..." Onde ficaste tu? Sinto a tua falta sentar-se ao meu lado e abraçar-me e fujo de reparar que as ausências são mais densas do que a carne e os ossos do teu amor apertado. Estás e não estás, és um vulto enterrado na terra dos afectos. "Bilhetes e horários." Amei coisas grandes demais para as horas.
Vou preso ao assento da memória e rodeado de um presente amarrotado pela febre do abismo. "Só um jeitinho, por favor, saio já na próxima." Procurei-te sempre na entrada da minha vida e esqueci-me de pensar através de mim. Na saída. Onde ficaste tu, porque saíste quando eu finalmente só me via através de ti, marioneta da tua faísca efémera. Agora rasgo a rotina como um bilhete de uma viagem de que não dou conta, o significado das coisas está por dentro. Esta situação, o que é isto? "É a vida senhor, é a vida." Emudeço e embalo-me com a dança da chuva lá fora, um céu cinzento escuro ameaça ruir. Eu não queria um passe intermodal, só te queria a ti. Monomodalmente.
Hoje isto está especialmente demorado, a lembrança de ti passeia em tudo, brinca comigo contra uma parede vazia. Eu desenho-te lá com as palavras com que te rezo porque não sei onde estás, onde ficaste. É a música dos teus lábios contra o cansaço dos hábitos. Volume máximo durante estes minutos. Estás ao meu lado. "Fiscalização dos títulos de transporte." Por pouco tempo. Hoje é sexta-feira e espero-te à entrada do fim do(s) dia(s) como quem se contenta com uma parte do que poderia ter sido, sem trânsito.
Alterações de percurso.
Siga um esquema alternativo.
Tempo previsto: "Sente-se aqui, por favor, já tem idade para esperar sentado."

Sem comentários: