dezembro 27, 2008

O amanhecer do sentimento

. Não há horas de amor, não há horas para quem vive. O tempo é para quem sobrevive em agonia.
. Não acredito que as pessoas tenham um tempo ou que mereçam o esquecimento, elas vivem ainda através de nós enquanto quisermos resgatá-las com a força de uma saudade virada ao contrário. Se as agarrarmos ao coração elas não vão, há uma energia, um testemunho que é maior do que o tempo da morte. A verdade dos laços traz-nos um infinito sem tempo, sem separação. Linha contínua do "nós".
. É a força da tua verdade que te permite sentir o calor num dia de chuva, andar num chão escorregadio, voar com a crença num absoluto imóvel em ti, dentro de ti. Podem levar tudo, deixar-te nu na face do mundo mas não deves deixar que te roubem o teu alimento, a tua luz. Mesmo que o céu não exista de tão cinzento e te sintas desfalecer de medo, tens-te a ti inteiro e podes abraçar-te. Tu és o teu tesouro, a tua história frente-a-frente. Mostra que gostas dela.
. A amizade não é um diálogo de surdos. As pessoas são livres e diferentes e só deves querer que fique aquele que mostrar ser feliz a teu lado. Ser companheiro não é estar preso.
. Viver em paz, com a decepção no caminho, é um bocado aprender a esticar cada coisa boa até ela preencher o vazio da dor. Crescer é aprender a arrumar a casa com menos.
. Não vivo alimentado por uma exposição de mim ao mundo, sem critério. Não aprecio o frenesim de ser espectador do meu querer e do meu livre-arbítrio. A mentira do homem-público não a colecciono. À noite, confesso-me a mim. Devemos falar sempre com a nossa consciência, sem mentira. O resto é Opinião.
. A tua verdade é uma manta de retalhos. És feito de pedacinhos de todos aqueles que se cruzaram contigo e deixaram uma manifestação deles em ti. Talvez o cansaço sejam as rugas, dentro da alma, talvez quando choras no fim de tudo tenhas saudade do começo. Lembra-te, no entanto, que a memória é um risco de fogo no escuro das ausências. Nunca estás só se souberes amar.
. Guarda a tua verdade intocada dentro de ti. Já seremos dois a bolinar contra a maré da ilusão confortável e o mundo não é breu absoluto. Ao ouvir a tua voz do outro lado de mim, estarei acompanhado no meu caminho. A indignação faz-se de permanência e de teimosia. Se não parares, um dia, o que te assusta só te arrepia. Está ultrapassado, atrás das tuas costas.
. No palco da Vida escolhe bem com quem vais actuar. Há duas vontades, um só caminho. Há uma colagem que surge pela devoção sincera ao teu companheiro de viagem. O sentido de tudo está nessa partilha pois se os laços se quebram, a solidão desaba sobre ti e ficas sozinho, afogado no teu egoísmo cego.
. Em vez de pores um ponto final na tua vontade de fazeres acontecer faz um esforço e abre os dois pontos. Nunca sabes o que está do outro lado mas sabes sempre que vale a pena correr o risco. Abre a porta aos desconhecidos e abraça-os na tua curiosidade.
. O sentimento e não as palavras. Sabes com o coração e não com a boca. As palavras são uma armadilha que vulgariza aquilo que fica preso dentro delas. Abre-as e canaliza o que vês para o coração. É nas horas dos afectos que te sabes menos pequeno e que sentes a vida a correr nas veias.
. Incorpora o erro na aceitação que fazes de ti e dos outros. Errar é humano. Reconhecer o erro, com verdade, é que é mais raro e faz a diferença. Toda a construção é imbuída do seu contrário. Escolhe voltar à estrada principal. Ao admitirmos o nosso tropeção limpamos a culpa e o arrependimento. Seremos o herói das nossas próprias decisões.
. Amar é aceitar o deslize como poesia do imprevisto.
. A nossa complexidade resulta da necessidade de colar um milhão de peças que nos fazem sentir completos, coesos por dentro, cosidos com a imagem que vemos no espelho. Mas onde pára o manual de instruções? Viver é andar no escuro.
. Nunca te esqueças da intimidade. No limite, és só tu perante o teu juíz. A tua consciência feita álbum de memórias.

Sem comentários: