maio 07, 2010

'Quanto aos gestores estamos falados. E os outros?'

"A opinião pública tem destas coisas, está indignada com os salários e prémios dos gestores, mas é indiferente aos salários e prémios de outras pessoas que ganham milhões, por exemplo, os futebolistas. Nada me move contra os futebolistas, como aliás contra os cantores, contra os treinadores, contra os gestores que ganham muito, porque produzem também muito.
O caso de alguns gestores portugueses só é complicado porque o Estado tem lá uma mão dentro e porque algumas empresas actuam em condições de concorrência imperfeita, o que torna os seus lucros algo parcialmente garantido, haja ou não mérito. De resto, nada tenho contra quem, fazendo a sua empresa ganhar mil vezes mais do que os seus bónus, ajuda pela sua competência a manter milhares de empregos e a competitividade da nossa economia. É fácil fazer demagogia e pode parecer imoral, numa altura de crise social aguda, mas a crise seria pior sem esses gestores de qualidade. Os que o merecem, valem todo o dinheiro que se lhes dá.
Agora estranho esta sanha contra os gestores que sempre estão do lado da economia e do emprego e o silêncio sobre os futebolistas, cuja actividade, tendo mérito social, é apesar de tudo menos "produtiva". Na verdade, não estranho, porque o circo é sempre popular e os seus ídolos não se comparam ao tenebroso capitalista."
José Pacheco Pereira, "A Lagartixa e o Jacaré" in "Sábado";

Sem comentários: